HOME Notícias

Notícias

Saiba o que acontece no universo salesiano

04 de agosto - Dia do Padre
04 de agosto – Dia do Padre

ISJB celebra os mais de 10 mil sacerdotes que mantêm viva a missão de Dom Bosco no mundo, enquanto aguarda a visita do Reitor-mor

No dia 04 de agosto celebra-se o Dia do Padre. Nessa data ocorre a festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. O religioso francês, nascido no século XVIII, é reconhecido como um exemplo de santidade, dedicação e perseverança.

A data é de júbilo para a Família Salesiana, nascida do sonho e da determinação de um padre, Dom Bosco, e atuante em todo o mundo, há mais de um século, por meio dos seus sacerdotes, que responderam com um sim ao chamado vocacional e à missão de zelar pela juventude mais carente.

“O sacerdote salesiano possui características bem particulares, a principal delas é sua dedicação primordial aos jovens. Desde o início de nossa caminhada vocacional e formativa tomamos como nossa a missão assumida por Dom Bosco, desenvolvendo um trabalho que nos apresenta constantes desafios, mas que ao mesmo é muito gratificante e inspirador”, afirma o delgado para o Serviço Salesiano Orientação Vocacional da Inspetoria São João Bosco, padre José Ricardo Mole.

A Congregação dos Salesianos de Dom Bosco é composta atualmente por mais de 10 mil padres, que exercem suas atividades nas variadas frentes de trabalho salesianas. Na ISJB são 88 sacerdotes, que dedicam sua vida ao trabalho nas escolas, unidades sociais, paróquias, casas de formação e outras obras mantidas pela instituição.

Este ano a celebração do Dia do Padre tem contornos ainda mais especiais para a comunidade da ISJB, que se encontra às vésperas de acolher um sacerdote muito especial: o Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Artime. Entre os dias 06 e 12 de agosto, ele participará de diversas atividades em Belo Horizonte - MG e em Brasília - DF. Na figura de sucessor de Dom Bosco, padre Ángel exerce um papel fundamental de animação e motivação entre seus irmãos.